Otimizando processos e aumentando a produtividade de pessoas com a força de trabalho conectada aumentada

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Por Lucas Santos

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Você acha que é possível combinar tecnologias aumentadas como a RA (realidade aumentada) e Analytics para desenvolver competências humanas e apoiar a experiência, o bem-estar e a produtividade dos(as) profissionais?

A força de trabalho conectada aumentada chegou com esse objetivo e, não à toa, foi listada pela Gartner como uma das 10 principais tendências tecnológicas para 2024.

No artigo abaixo, você conhecerá mais sobre essa tendência, seus principais benefícios e maiores desafios para as organizações.

Vamos lá?

 

Conceituando a força de trabalho conectada aumentada

Resumidamente, a força de trabalho conectada aumentada é um conceito proposto a partir de tecnologias aumentadas integradas à força de trabalho humana para melhorar a eficiência e a produtividade dos(as) colaboradores(as).

Essa é uma tendência muito ligada à área de RH e evidencia a importância do capital humano e como as empresas podem unir a tecnologia para melhorar o fluxo de trabalho não apenas pensando em entregas, mas também buscando diminuir a carga de trabalho sobre os/as colaboradores(as) sem que os processos e a qualidade da operação sejam impactados.

Segundo a Splunk Inc., algumas tecnologias aumentadas utilizadas neste conceito incluem: 

        • A realidade aumentada (RA);

        • A realidade mista (RM);

        • A visão computacional;

        • A Internet das Coisas (IoT);

        • Inteligência artificial (IA);

        • Exoesqueletos;

        • Plataformas de trabalho conectadas;

        • Robôs colaborativos.

As tecnologias aumentadas são fortemente utilizadas para a automatização de operações industriais e para a melhoria da eficiência operacional. Elas não apenas melhoram a produtividade, como também contribuem para abordagens inovadoras de resolução de problemas e tomadas de decisões.

 

A consultoria norte-americana Gartner, que incluiu o conceito como uma das 10 principais tendências tecnologias para 2024, estima que, até 2027, 25% de CIOs irão aderir estratégias relacionadas à força de trabalho conectada aumentada para reduzir em até 50% o tempo de aquisição de competência em funções essenciais.

 

Em tese, isso significa profissionais concentrados em atividades mais estratégicas e criativas, otimizando a resolução de problemas e a descoberta de novas soluções.

 

Os benefícios

São muitos os benefícios de uma força de trabalho conectada aumentada para empresas e profissionais. Abaixo listamos os principais:

        • Eficiência dos negócios e das pessoas colaboradoras: o conceito auxilia na automatização de tarefas rotineiras, reduzindo o tempo necessário para a execução de atividades manuais;

        • Segurança e bem-estar dos(as) profissionais: a partir de alertas e informações em tempo real, as pessoas envolvidas ficam possibilitadas de gerenciar riscos de forma eficiente, reduzindo acidentes e potenciais perigos;

        • Comunicação e colaboração: espaços de trabalho virtuais e a automatização do fluxo de trabalho remoto facilitam a comunicação e a colaboração entre os/as profissionais;

        • Habilitando o trabalho remoto: colaboradores(as) podem se conectar ao ambiente de trabalho com tecnologias de RA e IoT mesmo ausentes do escritório, criando um ambiente corporativo mais inclusivo e acessivo;

        • Exatidão e precisão das tarefas: a colaboração remota permite tarefas guiadas com dicas visuais, reduzindo erros em tarefas do dia a dia.

É sempre bom termos em mente que uma força de trabalho conectada aumentada não substitui a ação humana, e sim contribui para que colaboradores(as) atinjam níveis mais eficazes e eficientes na execução de suas tarefas.

 

Os principais desafios para adoção

Por outro lado, existem alguns desafios às organizações para a adoção da força de trabalho conectada aumentada, conforme listamos abaixo: 

        • Custos elevados: a implementação do conceito requer que as empresas façam um alto investimento com instalações, treinamentos e aplicações personalizadas; 

        • Integrações complexas: a infraestrutura das empresas deve suportar a integração com as tecnologias aumentadas; 

        • Conformidade com os requisitos legais: as tecnologias aumentadas podem levantar problemas de privacidade e segurança de dados, forçando que as organizações garantam as devidas políticas regulatórias. 

Como mostramos neste artigo, a força de trabalho conectada aumentada pode colaborar – e muito – com a experiência profissional e no local de trabalho quando integrada a tecnologias aumentadas. 

E você e sua empresa, estão prontos(as) para essa realidade?

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♦ Esse artigo foi escrito com colaboração do #FourTalent Fulvio Mascara, cientista-chefe da Foursys 

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