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Por Lucas Santos
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Estabelecer metas é algo fundamental para o crescimento dos negócios e a prosperidade de uma empresa. Sendo assim, entra em destaque uma ferramenta de gestão antes muito utilizada por organizações do Vale do Silício (Califórnia, EUA) e que agora se mostra presente em todo o mundo: a metodologia OKR.
Neste artigo, o apresenta um pouco sobre esse método de sucesso, as diferenças com metodologias tradicionais e exemplos práticos para aplicação numa empresa.
Confira tudo abaixo e boa leitura!
O que é a metodologia OKR?
OKR, sigla para Objectives and Key Results (“Objetivos e Resultados-Chave”, na tradução para o português), é uma metodologia de gestão muito utilizada inicialmente por organizações e startups do Vale do Silício, no estado norte-americano da Califórnia. Posteriormente, empresas do mundo todo e de todos os tamanhos adotaram o método para que pudessem acompanhar as rápidas transformações do mercado e o dinamismo deste cenário.
Os OKRs foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Groove, mas acabaram tornando-se populares somente em 1999, quando John Doerr, um dos investidores da Google, apresentou tal metodologia às poucas pessoas que, à época, faziam parte do quadro de profissionais da empresa.
Desde então, a metodologia OKR suportou o crescimento vertiginoso da organização de 40 para mais de 140 mil colaboradores(as) nos dias atuais, fazendo da Google uma das maiores e mais famosas companhias de tecnologia do mundo.
De forma muito simplista, Doerr estabeleceu a seguinte equação para definição de metas:
“Eu vou” “medido por”
Tem-se, portanto, os dois componentes da metodologia OKR:
• Objetivos: direção desejada pela empresa de forma que sua descrição faça as pessoas imaginarem o quão impactante será alcançá-la;
• Resultados-chave: metas com impacto direto no atingimento dos objetivos levantados.
Ilustrando melhor a ideia, os objetivos (O) são qualitativos, enquanto que os resultados-chave (KR) são quantitativos e englobam de 2 a 5 metas para cada propósito.
OKR x métodos tradicionais
Quando se fala em metodologias de gestão, é muito comum confundir as inúmeras ferramentas disponíveis para uso nos dias atuais. No entanto, os OKRs diferem-se de forma marcante em alguns aspectos.
A primeiro e mais importante deles é o período para o batimento das metas. Na metodologia OKR, os alvos são definidos para um curto espaço de tempo, fazendo com que os mesmos sejam batidos ou, dependendo do andamento, corrigidos rapidamente.
Outras diferenças dos OKRs para as metodologias tradicionais de gestão são:
• Simplicidade nos objetivos e nos resultados-chave;
• Reporte semanal dos KRs, facilitando nas tomadas de decisões e gerando transparência entre todas as pessoas da empresa;
• Reforçam a cultura data-driven (já abordada no neste artigo), já que todas as decisões são embasadas em dados;
• Medição do sucesso de acordo com os resultados obtidos e não pelo esforço nas atividades.
Outro benefício da metodologia OKR é o aumento da colaboração entre as pessoas aliado ao engajamento dos(as) colaboradores(as) com os objetivos traçados.
Definindo OKRs na prática
Reforçando ainda mais a simplicidade e as principais diferenças entre os OKRs e os métodos tradicionais de gestão, exemplificamos abaixo alguns objetivos e resultados-chave para diferentes áreas de uma empresa. Confira:
Exemplo de OKR para áreas administrativas da empresa
Objetivo: expandir a operação da empresa nos EUA.
• Resultado-chave 1: crescer 50% o número de clientes;
• Resultado-chave 2: aumentar em 25% o investimento em startups na região;
• Resultado-chave 3: atingir R$ 2 milhões de faturamento/mês.
Exemplo de OKR para área de RH
Objetivo: trabalhar tema inclusão e diversidade no quadro de colaboradores(as).
• Resultado-chave 1: aumentar entre 20% a 35% o número de PCDs no quadro de colaboradores(as) da empresa;
• Resultado-chave 2: crescer índice de diversidade na liderança da empresa em, ao menos, 15%;
• Resultado-chave 3: atingir 80% de satisfação entre funcionárias mulheres.
Exemplo de OKR para área de marketing
Objetivo: turbinar o engajamento dos(as) seguidores(as) nas redes sociais.
• Resultado-chave 1: aumentar engajamento no Instagram de 15% para 30%;
• Resultado-chave 2: alcançar a marca de 100 mil seguidores(as) no LinkedIn;
• Resultado-chave 3: aumentar o número de vídeos no Youtube de 1 para 5.
Exemplo de OKR para área financeira
Objetivo: garantir sustentabilidade financeira da empresa
• Resultado-chave 1: aumentar o faturamento em 15%;
• Resultado-chave 2: reduzir custos com escritórios descentralizados em 100%;
• Resultado-chave 3: reduzir custos com contratações em 10%.
Como visto nos exemplos acima, os OKRs devem ser simples, diretos, claros e alcançáveis – e, obviamente, sempre monitorados junto às lideranças da organização.
Numa sociedade cada vez mais antenada e sedenta por transformações, a metodologia OKR tem muito a oferecer para o acompanhamento das empresas nessa transformação e, claro, para seu crescimento no mercado.
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