-
POR /EN

Por Júlia Teruel
--
“Superapps”. Você já ouviu falar nesse termo? Apesar desse tipo de plataforma já ter grande espaço no mundo tecnológico onde vivemos, principalmente em países emergentes como China, Índia e nações da América do Sul, no Brasil, dados de 2022 mostraram que 41% das pessoas não sabem do que se trata.
Essa grande tendência do mercado tecnológico busca revolucionar a vida das pessoas usuárias trazendo praticidade, facilidade e economia de tempo. Trata-se, portanto, de um conceito novo na sociedade ocidental que promete centralizar a maior parte das atividades online.
Faz parte do conceito de um super aplicativo que seja aberto com frequência e várias vezes ao dia, estando 24 horas por dia disponível às pessoas.
Neste blogpost, te apresentamos o que são os superapps e como conseguimos construir um aplicativo deste porte. Vamos nessa?
O que são os superapps?
Superapps são aplicativos móveis ou web acessados com grande frequência e que reúnem várias funções em um único lugar, permitindo que a pessoa usuária resolva mais de um problema ou necessidade de uma só vez e sem precisar trocar de interface para isso.
Os superaplicativos também facilitam a experiência da pessoa usuária, que não precisa entrar e sair de diversas telas e tem a vantagem de não ter que baixar diversos aplicativos ocupando a memória do seu dispositivo.
Além disso, essas plataformas conquistam as pessoas pela conveniência de ter quase todas as suas necessidades sociais e comerciais atendidas com o mesmo nível de esforço, a mesma conta de usuário e a mesma experiência de uso.
A Gartner estima que, até 2027, 50% da população global seja composta de pessoas usuárias diárias de mais de um superaplicativo.
Os principais objetivos dos superapps são fidelizar cada vez mais as pessoas clientes e eliminar a necessidade de baixar uma lista de outros programas para atividades simples ou complexas do dia a dia, fazendo com que o/a usuário(a) final realize todas as suas atividades em apenas um lugar.
Dentro de um superaplicativo, encontramos as principais categorias de serviços, como por exemplo:
• Mídias sociais;
• Transporte;
• E-commerce;
• Transações financeiras.
Com tantas facilidades, a consultoria estadunidense Gartner estima que, até 2027, mais de 50% da população global sejam usuários(as) ativos diários de mais de um superapp.
Os superapps pelo mundo
Além de trazer benefícios às pessoas usuárias, as empresas também ganham muitas vantagens. O primeiro app a adotar esse perfil de “super” foi o chinês WeChat, criado primeiramente como aplicativo de texto e voz no país asiático. O resultado foi tão significativo que acabou passando a ser parte da rotina de milhões de pessoas chinesas.
Além de funcionar de forma similar ao WhatsApp, a plataforma asiática também permite enviar e receber pagamentos, fazer compras online e usar de cupons de desconto, por exemplo.
Aqui no Brasil, o smartphone é um dos produtos com maior penetração de mercado. Outro importante acontecimento no mercado nacional foi a rápida adoção de novas tecnologias de comercio e logística, por conta das paralisações na época da pandemia da covid-19.
São muitos os fatores pelos quais essa tendência ainda não se consolidou em nosso país, entre eles cultura, falta de incentivo do Governo Federal e até mesmo a falta de um mercado mais competitivo. No entanto, podemos citar como exemplos de superapps que fazem parte das pessoas brasileiras:
• O aplicativo da MagaLu (ou Magazine Luiza), que começou apenas como uma plataforma de compras online e, posteriormente, passou a integrar mais serviços como o de pagamento único através do MagaluPay, que permite que as pessoas usuárias possam realizar transações financeiras em formato de carteira digital;
• O Mercado Livre, que funciona como uma plataforma para compras e vendas online mas que conta também com um sistema de pagamento próprio através do Mercado Pago, além de logística de entrega pelo Mercado Envios.
Um dos superapps mais completos atualmente é o da colombiana Rappi, já lançado com o intuito de reunir diferentes serviços em uma mesma plataforma. Ela se consolidou primeiro pelo sistema de delivery de restaurantes, encomendas e compras de mercado e farmácia. Depois, passou a integrar também serviços autônomos em seu portfólio de serviços, como de manicure, manutenção doméstica, massagem, entre outros.
Recentemente, a mesma Rappi anunciou o lançamento de um banco digital próprio com linha de crédito.
Construindo um superapp
A criação de superapps é uma vantagem competitiva para as empresas. Como um microapp reside dentro do superaplicativo, todo o fluxo de autenticação (login único) e onboarding é compartilhado, assim como a home do aplicativo, telas de configuração e edição dos dados de perfil, dentre várias outras jornadas e serviços.
Os microapps podem se beneficiar de todo um ecossistema de componentes que existem no superapp, como o Design System. Ao se pesar os custos para criar e manter um aplicativo, é uma excelente estratégia utilizar um superaplicativo como um grande portal acelerador de novos produtos.
Um superapp precisa ser construído com uma arquitetura escalável e customizável, que permita plugar microapps de forma a acelerar e simplificar o desenvolvimento de novos produtos digitais.
Como exemplo, podemos citar uma grande instituição financeira do Brasil. Vamos imaginar que a pessoa esteja à procura de um financiamento para comprar um terreno para construir sua casa própria. Nesse aplicativo, além de fazer a simulação do valor, ele também incluirá o valor do arquiteto, da pintura, dos móveis, entre outros. Ou seja, o valor da casa inteira, em uma só plataforma, otimizando o tempo do(a) cliente.
Outro ponto crucial para a construção de um superaplicativo é o uso correto e inteligente de dados, já que eles serão capazes de apontar todas as práticas de consumo e o comportamento das pessoas usuárias.
O futuro dos superaplicativos
Como mostramos no decorrer deste artigo, o foco dos superapps está 100% em oferecer uma experiência da pessoa usuária cada vez mais completa e prática. Com tantas facilidades, a tendência é que se tornem cada vez mais populares e competitivos entre si, consequentemente fazendo com que as empresas, para manter o interesse dos(as) clientes, aumentem o número de ferramentas oferecidas em seus serviços, garantindo maior alcance e visibilidade.
Ficou mais fácil identificar o que é um superapp? Então conte com a Foursys para te acompanhar em mais esse passo da transformação digital global.
ARTIGOS RELACIONADOS


Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Homens e Mulheres - Segundo Semestre
2023-02-28Confira Mais...

O mundo digital e o aumento das ameaças cibernéticas
2023-02-28No mundo digital em constante transformação, as ameaças à segurança cibernética se tornam cada vez mais sofisticadas. Por isso, é crucial que as organizações estejam cientes dos perigos e tomem medidas para se proteger
Confira Mais...